Inaugurada primeira Unidade Saúde da Família

A Prefeitura de Novo Hamburgo inaugurou na quarta-feira, 27, o primeiro espaço que marca a nova realidade dos serviços de saúde no Município. A Unidade Saúde da Família (USF) Rondônia, situada na Rua Bahia, nº 450, inicia uma série de novos prédios que serão abertos à população no objetivo de qualificar o atendimento e desenvolver programas que estejam dentro da proposta da Estratégia Saúde da Família (ESF), focado na prevenção. Foram investidos na nova unidade mais de R$ 415 mil e cerca de 12 mil pessoas serão beneficiadas. No dia 30 de abril, outra USF será inaugurada pela Administração, dessa vez no bairro Boa Saúde.

A abertura da USF, que leva o nome de “’Unidade de Saúde da Família Dr. Marco Antônio Becker”, conforme lei municipal, contempla um novo modelo de atendimento à população. O bairro, que já conta com duas equipes da ESF, passa a contar a partir da data de inauguração com um terceiro grupo. “A partir desta importante iniciativa passamos não só a tratar a doença, mas a conhecer cada indivíduo e trabalhar na prevenção. Os profissionais serão médicos das famílias”, comentou o prefeito Tarcísio Zimmermann durante a cerimônia.

O vereador Alex Rönnau esteve presente na inauguração e comemora mais esta conquista do município. “A cara da saúde em Novo Hamburgo está mudando, e para melhor. Esta é apenas a primeira inauguração de uma série que virá nos próximos meses. A população contará com um serviço público de saúde mais qualificado e efetivo”, alegre-se.

O trabalho na USF Rondônia

Na Unidade de Saúde da Família (USF) os profissionais atuam baseados em uma nova estratégia de assistência, dando atenção as famílias inseridas no bairro e desenvolvendo iniciativas voltadas à promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças. O acompanhamento é feito durante toda a vida de cada pessoa, desde o nascimento até a fase idosa. Cada uma das três equipes é formada por um médico especializado em saúde da família e comunidade, um enfermeiro especializado em saúde coletiva, um técnico em enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. Além disso, a moderna estrutura da USF Rondônia possibilitará ainda uma série de ações que serão desenvolvidas visando a promoção e a educação em saúde. Salas com mini-auditório serão utilizadas para esse tipo de atividade, atendendo diversos grupos de usuários, como crianças, gestantes e idosos. Dentro de todas as ações da Prefeitura de Novo Hamburgo para a área de saúde, está a inauguração de dez novas USFs e duas Unidades Pronto Atendimento 24 Horas (UPAs). Os investimentos ultrapassam R$ 12 milhões, que incluem a construção dos novos espaços, a contratação de novos profissionais de saúde e a implantação de programas.

Alex Rönnau e Simone Zucolotto, diretora de administração da Fundação de Saúde, comemoram a nova unidade de saúde

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s