Garantida área para construção da UPA Centro

A Prefeitura de Novo Hamburgo garantiu oficialmente a área onde será construída a futura Unidade de Pronto Atendimento, UPA 24 horas do Centro. Juntamente com o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo, IPASEM, foram assinadas na manhã de quarta-feira, dia 10 de agosto, as escrituras referentes a permuta de dois terrenos, o que possibilitará a construção da nova unidade de saúde.

A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito Tarcísio Zimmermann. Com esta ação, a Administração tomou posse de uma área na Rua Visconde de Taunay, próxima ao Bourbon Shopping, para erguer a segunda UPA do Município. No final de dezembro de 2010, a Prefeitura e o IPASEM formalizaram a permuta, restando apenas as escrituras. No acordo, a Administração ofereceu em troca um terreno junto ao Centro Administrativo Leopoldo Petry, no bairro Canudos, onde o instituto pretende construir sua nova sede. O Município ainda ressarciu o IPASEM com R$ 82,6 mil referentes à diferença de valores na avaliação dos imóveis.

Tarcísio adiantou que os recursos para a construção da UPA Centro estão garantidos. O investimento será de aproximadamente R$ 2 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “O projeto do prédio está em elaboração. Teremos um novo espaço para urgência e emergência, mais adequado, e já projetando o futuro”, destacou. Presidente do IPASEM até a solenidade, Valnei Rodrigues, destacou que, desde que o instituto tomou conhecimento do interesse da Prefeitura em construir a UPA Centro, buscou a facilitação dos procedimentos para que o terreno fosse repassado ao Município. “Não é apenas uma negociação de terrenos. Trata-se de uma responsabilidade social”, enfatizou.

Novas unidades
Com a nova unidade, o atual Pronto Atendimento, PA, localizado na Rua Joaquim Nabuco, será transformado em uma unidade de saúde para atenção básica. “As UPAs Centro e Canudos desafogarão o atendimento que hoje se concentra no PA”, ressaltou a secretária da Saúde, Clarita de Souza. Além das UPAs, Novo Hamburgo já conta com duas novas Unidades de Saúde da Família, USFs, nos bairros Rondônia e Boa Saúde. Outras dez USFs deverão ser erguidas, sendo que três destas já estão em construção.

Local onde será a UPA 24h Centro

A solenidade também contou com a participação do procurador Geral do Município, Reginaldo Parnow Ennes, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, do secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis, do diretor de Saúde, Florizeu Campos, do vereador Alex Rönnau, da nova presidente do IPASEM, Eneida Genehr, e da escrevente do Tabelionato Barreto, Veridiana Gomes Lazzaretti.

Centro de especialidades médicas e odontológicas será construído junto à UPA
A UPA Centro terá os mesmos moldes da UPA Canudos, obra que está em fase final. Ambos os espaços serão destinados a serviços de urgência e emergência. A diferença, no entanto, está nos prédios. O prefeito Tarcísio Zimmermann destacou durante a solenidade que na Rua Visconde de Taunay serão construídos dois andares. No térreo funcionará a UPA Centro. No segundo pavimento, será instalado o novo Centro de Especialidades Médicas, que sairá da estrutura hoje situada no bairro Hamburgo Velho. Também neste piso será inaugurado um novo serviço da Administração, o Centro de Especialidades Odontológicas, CEO. “Será um atendimento diferenciado que hoje não temos na atenção básica”, informa o prefeito. No CEO, serão feitos procedimentos como tratamento de canal, tratamentos de ortodontia, pequenas cirurgias, entre outros.

Fonte: Agência de Notícias de Novo Hamburgo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s