Auxílio Doença

O auxílio doença é o benefício que todo segurado e segurada da Previdência Social têm direito a receber mensalmente quando forem considerados pela perícia médica do INSS incapacitados temporiamente para exercer suas atividades por motivo de doença ou acidente. Os primeiros 15 dias de fastamento do empregado, são pagos pelo empregador. Depois disso, o segurado deve solicitar auxílio-doença no INSS. Caso o contribuinte seja individual, o INSS paga todo o período de afastamento, a contar da data do início da incapacidade, desde que esta ocorra em até 30 dias antes da data da entrada do requerimento do benefício.
Mas, preste atenção, não tem direito ao seguro àqueles que se filiarem  a Previdência depois da doença. Para ter o direito de receber, é necessário comprovar, no mínimo 12 contribuições, anterior à data da incapacidade. Para pedir o benefício é necessário levar os seguintes documentos:

 – Documento de identificação com fotografia;

 – Número de identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP) ou número de inscrição de contribuinte individual, empregado doméstico, facultativo ou segurado especial, no caso, trabalhador rural.

 – Cadastro de Pessoa Física – CPF;

 – Documentação médica, se possuir.

Mais informações, acesse www.previdencia.gov.br ou ligue 135.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s